Clarice por Claudia Andujar – A história de um retrato

claudia-andujar.jpg
Claudia Andujar.jpg

 

“Fui à casa de Clarice Lispector para fotografá-la a pedido da revista Claudia,

que naquele ano de 1961 preparava uma reportagem sobre a escritora.

Pouco me lembro daquele dia perdido no tempo, mas há detalhes que guardo para sempre.

Ninguém da revista me acompanhava e fui recebida com muita simpatia por aquela mulher linda,

vestida com simplicidade e elegância. Conversamos pouco.

Quis deixá-la à vontade para a foto, e perguntei como gostaria de se posicionar.

Se não me engano, a ideia de sentar diante da máquina de escrever e começar a trabalhar em algum texto foi de Clarice.

E então ela se deixou absorver pelo ato de escrever, completamente entregue, sem quase notar minha presença”. 

(Fonte: Cosac Naify)

Depoimento da fotógrafa  Claudia Andujar, autora  de um retrato de Clarice encomendado pela Revista Claudia

Esta mesma fotografia foi a capa da biografia “Clarice”, de Benjamin Moser,  Editora Cosac Naify, lançado em 2009.

Deixe uma resposta

